Art&Dança

Site name

Festival de Dança de Joinville

Participamos do Festival de Joinville de 2007 a 2013. Este festival sempre foi almejado por nós, pois, sabíamos que a partir dele, dos encontros, dos retornos na banca de jurados sempre qualificada e reflexiva, poderiam levar nossos trabalhos a outros níveis de fazeres, criação e pensamentos em dança. Criamos um pequeno ritual para os solos que iam competir. Depois que o Eduardo Menezes classificou em primeiro lugar, coreografou Mickael Ramos em sua vaga. Entregava o bailarino em um lado do palco e aguardava o mesmo do outro lado. Esse ritual se repete quando Mickael coreografou Wil Freitas e Wil, embora não tenha coreografado nossa prodígio, deu continuidade a este rito de força e afeto para Carol Fossá. Em 2013 foi momento da nossa garota, ainda tão novinha, sonhadora, mas muito certa do que queria buscar, encarar a imensidão do palco do Centreventos Cau Hansen conquistando terceiro lugar na categoria, sem haver outra classificação. Ou seja, o terceiro lugar valeu como primeiro na emoção. Joinville é um festival rigoroso com as médias. Houve uma situação, que nosso grupo com a coreografia “Mumoco” (o comum ao contrário) ficou com a média 9.4 classificando em quarto lugar. Não ganhamos troféu, mas ganhamos a atenção da banca que ficou instigada com o nome deste trabalho e a abordagem corporal colocada em cena num diálogo evidente de Hip Hop com a dança contemporânea, na modalidade Dança Urbana. As premiações de 2007 renderam ao Eduardo Menezes a indicação de coreógrafo revelação do festival que completava 25 anos de trajetória. E rendeu ao grupo, o nome da Art&Dança fixada na “calçada da fama”, ou melhor, “rampa do sucesso” no festival. Também estamos compondo o livro chamado “Palco da Sagração” que conta a história dos 30 anos de existência do festival. Ao longo deste tempo, participamos ativamente de todos os Seminários de Dança, evento paralelo à mostra competitiva que entrava no circuito contemporâneo de dança, com palestras e espetáculos profissionais resultando em publicações periódicas acrescentando bibliografias em dança para a parte formativa indicada nas universidades. Joinville sem dúvida, o maior festival de dança do mundo, carrega boas memórias e todas as vivências que um festival deste porte pode proporcionar. Ser selecionado para participar nos palcos abertos, já era uma vitória muito grande e nós aproveitamos todos os momentos de convivência desta experiência. 

Por Carini Pereira
Tabela de trabalhos da Art&Dança que participaram do Festival Internacional de Dança de Joinville

ANO

COREOGRAFIA

COREÓGRAFO

INTÉRPRETE

PREMIAÇÃO

2007

DANÇA TOCADA

EDUARDO MENEZES

EDUARDO MENEZES

2007

O SEGUNDO DA FALA

EDUARDO MENEZES

EDUARDO MENEZES E MICKAEL RAMOS 

2007

MIXO CORPÓREO

EDUARDO MENEZES

GRUPO

2007

ARTERICES?

EDUARDO MENEZES

GRUPO

Palco aberto

2007

INTENTO

MICKAEL RAMOS E CARINI PEREIRA

GRUPO

Palco aberto

2008

TRANSLATO

EDUARDO MENEZES

MICKAEL RAMOS

2008

MUMOCO

MICKAEL RAMOS E WIL FREITAS

GRUPO

2009

CONSEQUÊNCIA DO SOM

MICKAEL RAMOS

MICKAEL RAMOS

2010

CONSEQUÊNCIA DO SOM PARTE V

MICKAEL RAMOS

MICKAEL RAMOS

2010

EQUALIZADOR

   

Palco aberto

2011

CONSEQUÊNCIA DO SOM PARTE VII

MICKAEL RAMOS

WIL FREITAS

 

2012

TRANS(ME)FORMAR

WIL FREITAS

WIL FREITAS

2013

CORPO TRANSDUZIDO

WIL FREITAS

WIL FREITAS

2013

EREVOME

CAROL FOSSÁ

CAROL FOSSÁ

2013

BULHAS

 

GRUPO

Palco aberto

FICHA TÉCNICA

2007

Dança Tocada
Coreógrafo: Eduardo Menezes.
Intérprete: Eduardo Menezes

O segundo da Fala
Coreógrafo: Eduardo Menezes
Intérpretes: Mickael Ramos e Eduardo Menezes

Mixo Corpóreo
Coreógrafo: Eduardo Menezes
Elenco: Eduardo Menezes, Fernanda Lazzarotto, Cristina Colares Pereira, Kelen Santos, Andressa Mahmud, Luanda Borges, Tassiana Barros, Laura Trevizan, Erick Maciel, Joice Grass, Carini Pereira, Mickael Ramos.

Arterices?
Elenco: Eduardo Menezes, Fernanda Lazzarotto, Cristina Colares Pereira, Andressa Mahmud, Tassiana Barros, Laura Trevizan, Erick Maciel, Joice Grass, Carini Pereira, Mickael Ramos.

Intento
Coreógrafo: Mickael Ramos
Elenco: Eduardo Menezes, Fernanda Lazzarotto, Andressa Mahmud, Tassiana Barros, Erick Maciel, Joice Grass, Carini Pereira, Mickael Ramos.

2008

Translato
Coreógrafo: Eduardo Menezes
Intérprete: Mickael Ramos

Mumoco
Coreógrafos: Mickael Ramos e Wil Freitas
Elenco: Carini Pereira, Wil Freitas, Stéfanie Telles, Imiana Wisneski, Fernanda Lazzarotto, Mickael Ramos, Tassiana Barros, Leandro Tossi.

2009

Consequência do Som
Coreógrafo: Mickael Ramos
Intérprete: Mickael Ramos

2010

Consequência do Som parte V
Coreógrafo: Mickael Ramos
Intérprete: Mickael Ramos

2011

Consequência do Som parte VII
Coreógrafo: Mickael Ramos
Intérprete: Wil Freitas

2012

Trans(me)formar
Coreógrafo: Wil Freitas
Intérprete: Wil Freitas

2013

Corpo Transduzido
Coreógrafo: Wil Freitas
Intérprete: Wil Freitas

Erevome
Coreógrafa: Carol Fossá
Intérprete: Carol Fossá

Bulhas
Coreógrafos: Mickael Ramos e Wil Freitas
Elenco: Carini Pereira, Carol Fossá, Ariele Betinelli, Eduardo Richa, Eduardo Bertoletti, Wil Freitas, Mariana D Silva, Paola Danúbia, Marco Chagas, Joana Folmann, Mickael Ramos.

Dança Tocada
Áudio de Eduardo Menezes
Mixo Corpóreo
Caroline Fossá conquista vaga inédita para Canoas
Há 6 anos a Art & Dança Espaço Cultural é selecionada para o palco principal de Joinville com solos masculinos, e  este ano, teve também a  coreografia e bailarina Caroline Fossá, solo feminino danças urbanas, selecionada, e estará na noite de 19 de julho, no maior festival de dança do mundo,no Centreventos em Joinville.

Caroline Fossá iniciou a dança na Art & Dança quando tinha oito anos e desde lá não parou mais com a arte de dançar. Acadêmica de dança da ULBRA, bailarina e coreógrafa, tem se dedicado as danças urbanas e a dança contemporânea onde participa do espetáculo Consequências  de William Freitas.Em sua agenda conta o espetáculo Consequências no dia 29 de junho no teatro Renascença; a participação no Festival Internacional de Hip Hop em Curitiba. Ministra aulas de dança Hip Hop para iniciantes extra classe no colégio Marechal Rondon bem como na Art & Dança, e, em projetos sociais no município de Canoas.

Carol como é conhecida, conta com o apoio da própria Art & Dança e busca outras instituições que queiram e acreditam na arte, como fontes de enriquecimento social e transformador.

O coreógrafo e bailarino William Freitas já selecionado, levará a inédita obra Corpo Travestido de dança contemporânea solo masculino e estará na noite de 20 de junho pela sexta vez consecutiva representando a dança contemporânea da Art & Dança.
Contatos para apoios: 8176.7786 – 9667.1419 – 9471.3345